A Aber coordena projetos museográficos assinados por ateliers de design premiados. Assumindo o museu como uma instituição social que estabelece uma relação particular com o visitante, salientamos as dimensões de identificação, conhecimento e divulgação.

seta
Projeto
Remusealização do Museu Etnográfico Lousã Henriques
Promotor
Câmara Municipal da Lousã
Conteúdos de Museologia, Textos e Coordenação do Projeto
Aber Produções
Museografia
Providência Design
Design Interação e Multimédia
Mário Vairinhos
Sérgio Eliseu
Sonoplastia
João Vairinhos
Direção etnográfica
Patrícia Lima

MELH

Museu Etnográfico 
Lousã Henriques

O projeto museográfico do Museu Etnográfico Lousã Henriques assenta numa estrutura compreensiva que cruza e articula as diferentes dimensões do paradigma dominante, no nosso país, até às décadas de 50 e 60 do século XX, correspondente genericamente ao“Mundo Rural”. Com efeito, a coleção do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques é constituída por artefactos que dão corpo, em múltiplas ramificações, à riqueza e complexidade deste paradigma.

seta
Projeto

Remusealização do Museu Álvaro Viana de Lemos

Promotor

Câmara Municipal da Lousã

Conteúdos de Museologia, Coordenação do Projeto

Aber Produções

Museografia

Pitanga Design
Aber

Design Interação e Multimédia

Mário Vairinhos
Sérgio Eliseu

AVL

Museu Municipal 
Álvaro Viana de Lemos

O projeto de remusealização do Museu Municipal Álvaro Viana de Lemos foi articulado em torno dos conceitos de viagem e colecionismo. O acervo assenta no legado de Álvaro Viana de Lemos (1881-1972), bem como na herança do Padre Joaquim José dos Santos (1853-1937). Vivendo numa época de transição de século e de paradigma, formaram-se ambos nos principais centros culturais do seu tempo, acumulando conhecimento e um espírito livre-pensador que os leva a viajar e colecionar artefactos que cruzam as artes visuais, a história, a geologia, a metreologia, entre outros, numa conceção abrangente do saber.

O projeto museográfico aqui proposto acentua estes elementos em trono da figura do próprio Álvaro Viana de Lemos.